Quando você faz um check-up para saber como está a sua saúde são realizados diversos exames. Por meio desses exames é possível avaliar o funcionamento de todos os seus sistemas. Como funções cardíacas, níveis de colesterol, glicemia, pressão arterial. Mas você sabia que alguns resultados podem ter impactos também no seu sistema visual?

Confira neste artigo como a pressão alta pode afetar os seus olhos e a sua visão e como realizar a prevenção e tratamento.

Quais os riscos da pressão alta para os olhos?

Sabemos que tudo em excesso e todo desequilíbrio é nocivo para o bom funcionamento do nosso corpo. Neste caso, quando pressão arterial fica muito alta, pode ocorrer um edema. Ou seja, um inchaço no nervo óptico que poderá comprometer a visão. Levando a pessoa a enxergar vultos, por exemplo, causando a chamada Retinopatia Hipertensiva.

A oclusão ou entupimento de uma veia ou artéria também acontece com mais frequência nas pessoas com hipertensão arterial. “Essa oclusão ou entupimento da veia da retina – que pode ser na veia central ou as vezes em um ramo dessa veia – é uma doença que muitas vezes não causa dor, apenas piora a visão. É uma doença que exige um tratamento mais próximo, e isso acontece com mais frequência em mulheres com pressão alta” explica Dra. Juliana Guimarães, médica oftalmologista, especialista em retina, no HOlhos.

Como diagnosticar e tratar a Retinopatia Hipertensiva

Para diagnosticar esses casos é preciso acompanhamento médico. Geralmente, na Retinopatia Hipertensiva o paciente não apresenta sintomas, apenas quando o caso está mais avançado.

A ideia do tratamento nesse caso é realmente controlar a pressão arterial. Muitas das alterações voltam ao normal com o tempo, desde que a pressão esteja controlada. Outras alterações perduram para sempre.

“Temos casos de pacientes que sabemos que em algum momento da vida apresentaram uma pressão descontrolada. Podem ser picos de pressão muito altos, que tem como resultado alterações nos olhos, que podem durar o resto da vida. Normalmente o tratamento é cuidar da pressão arterial, que é a causa original e o olho secundariamente acaba melhorando” explica Dra. Juliana.

Como identificar a pressão alta pelos olhos?

Os seus olhos podem dizer muito sobre a sua saúde. Dessa forma, eles são capazes de dizer até mesmo sobre como está a nossa pressão arterial.

Através dos exames “Fundo de Olho” ou “mapeamento da retina” é possível avaliar a condição das veias e artérias e suas características, que podem levar ao indicativo da hipertensão arterial.” alerta Dra. Juliana Guimarães.

O HOlhos conta com uma equipe preparada para avaliar a sua saúde visual e indicar os melhores tratamentos para cada situação, inclusive se você tem a pressão arterial elevada. Conte com a equipe do HOlhos para cuidar da sua visão e de sua família. 

Faça uma avaliação da sua visão conosco!

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!