A cirurgia refrativa pode ser indicada para correção de grau em pessoas que tem erros de refração. Como por exemplo, a miopia, o astigmatismo ou a combinação dos dois. De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 30% da população com menos de 40 anos precisa ou vai precisar de óculos para corrigir problemas de visão.

A questão é: muitas pessoas não se adaptam ao uso de óculos e lentes de contato. Algumas atividades como praticar esportes, ir à praia e realizar passeios ao ar livre podem ser um transtorno para quem usa óculos.

Com os avanços da tecnologia, a medicina encontrou novas opções de tratamento e correção dos problemas na visão, através da cirurgia refrativa à laser de alta precisão. 

A técnica SMILE, com o uso da tecnologia Zeiss VisuMax®, proporciona a máxima segurança e conforto para a correção dos erros de refração.  Nesse artigo você vai entender quais são os diferenciais da técnica. 

O que é a cirurgia refrativa SMILE?

A técnica SMILE (Small Incision Lenticule Extraction) é um método avançado de cirurgia ocular a laser para correção da miopia e do astigmatismo.  

A cirurgia SMILE é uma técnica de alta precisão, com o uso do laser FemtoSecond. Ele realiza uma fotodisrupção com uma precisão nanométrica, permitindo uma recuperação mais rápida, melhor qualidade de cicatrização e o máximo de conforto pós-operatório.

“A grande vantagem do laser FemtoSecond é sua rapidez e segurança, com pulsos mais rápidos e mais fracos. Ideais para o tratamento”, explica Dr. Ricardo Guimarães, presidente do Hospital de Olhos.

A técnica é indicada para casos de miopia, astigmatismo ou a combinação dos dois. Ela ainda não é uma opção de tratamento para os casos de hipermetropia. 

Apenas o médico oftalmologista pode indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Conforto e segurança 

Além de permitir maior qualidade da cicatrização, durante a realização da cirurgia é utilizado um colírio anestésico. Ou seja, além de ser um procedimento eficaz e preciso, a cirurgia não causa dor.

A técnica Smile Visumax®, com o uso do laser FemtoSecond, é realizada com uma pequena incisão de aproximadamente 2 mm de largura. A partir dela, o médico altera o formato da córnea, corrigindo até 9 graus de miopia. E é importante avaliar também a espessura da córnea para a correção.

Uma nova relação entre você e sua visão

Após o procedimento, é possível voltar ao trabalho e às atividades normais no dia seguinte à cirurgia. Mas é importante seguir as restrições e cuidados, prescritos pelo médico. Não é necessária internação. E o paciente é liberado logo após a cirurgia.

Listamos abaixo alguns cuidados que são fundamentais após a cirurgia refrativa. 

  • Fazer repouso em casa e tentar tirar um longo cochilo para manter os olhos fechados e descansados por algumas horas após o procedimento.
  • Não esfregar ou coçar os olhos 
  • Evitar o uso de TV, celular e computadores
  • Evitar dirigir nas primeiras 24h após a cirurgia  

A cirurgia é oportunidade de voltar a enxergar com nitidez, e reconquistar a liberdade para a prática de esportes e atividades ao ar, livre de óculos e lentes de contato. É importante tirar todas as dúvidas com o médico antes de realizar o procedimento. 

O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, em Belo Horizonte, é o centro de pesquisa e referência da Zeiss em Minas Gerais para aplicação da técnica cirúrgica SMILE e o uso da tecnologia VisuMax®. Consulte um dos nossos especialistas para avaliação do seu caso.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais
  • Cuidados
    Cola para cílios podem provocar lesão química ocular como ocorreu com a atriz Regina Casé
    Quem nunca sentiu uma ardência nos olhos ao deixar um produto cair sobre eles? Como o shampoo ou protetor solar, ao aplicar encostando no globo ocular ou escorrendo do rosto.
    saiba mais
  • Tratamentos
    O que é cirurgia refrativa? Conheça os benefícios do procedimento
    Já imaginou analisar uma planilha e enxergar todos os números fora de foco? E não conseguir ler um quadro? Outro problema diz respeito à prática de esportes.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!