As crendices e mitos fazem parte do cotidiano popular e, muitas vezes, prejudicam ou estimulam hábitos comprometedores da saúde. Algumas dessas verdadeiras fake news também provocam problemas para a qualidade da visão. Entenda que os boatos começam e vão se espalhando, como um telefone sem fio, até que ganham o status de “verdade”, à medida que você e outras dezenas de pessoas passam a não questionar e, sequer, sabem a explicação e os motivos para as causas.

Para te ajudar a saber como cuidar mais de sua saúde ocular, evitar as fake news e combater boatos, elencamos, abaixo, 5 mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos:

1) Ler em movimento provoca danos aos olhos?

MITO. Não há base científica para essa afirmação. A verdade é que, ao contrário do que se diz, é possível, sim, ler a vontade dentro de ônibus ou no carro em movimento, pois os sintomas dependem do equilíbrio e da saúde neurológica de cada indivíduo ou da coordenação dos sistemas visual e do equilíbrio.

2) Colírios podem ser usados sem prescrição médica?

MITO. Usar colírios de maneira deliberada provoca malefícios à saúde dos olhos, pois, somente o oftalmologista pode indicar os tipos mais adequados para cada caso, a quantidade, o tempo de uso e os melhores tipos.

3) Telas de computador e celular prejudicam a visão?

VERDADE. A miopia é uma causa por olhar muito tempo para algo próximo, como as telas. Além disso, a interação com as telas reduz a quantidade de vezes em que piscamos e, como consequência, os olhos ressecam. A falta de lubrificação dos olhos gera desconforto no fim do dia. Outro fator considerável está na distância entre os computadores, celulares e os olhos, já que, quanto mais perto, mais os músculos ciliares se contraem, provocando enxaquecas e cansaço da visão.

 

mitos e verdades

 

4) Leitura em ambientes escuros prejudica os olhos?

MITO. A leitura em ambientes escuros não prejudica os olhos e nem gera a necessidade do uso de óculos, exceto, quando um problema prévio já é perceptível. Algumas pessoas preferem ler dessa forma e se adaptam bem à condição.

5) Ar condicionado compromete a lubrificação ocular?

VERDADE. Ao tirar a umidade do ar, o aparelho acaba fazendo com que, indiretamente, as lágrimas evaporem depressa e os olhos percam a lubrificação, levando ao ressecamento. A falta de manutenção adequada ainda faz com que surjam microrganismos causadores de alergias e irritações.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!