Catarata

Com a ajuda de avançada tecnologia, a cirurgia para o tratamento da catarata é considerada rápida e segura. O paciente pode retomar as atividades físicas e de trabalho em poucos dias. Com a cirurgia, o grau ocular (para longe e para perto) também pode ser melhorado, fazendo o paciente menos dependente dos óculos após o procedimento, rejuvenescendo a visão.

Pioneiro na cirurgia de catarata, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é referência nacional neste campo. Em seu corpo clínico, há vários oftalmologistas especialistas nesta área e o hospital possui, em seu Centro Cirúrgico, equipamentos modernos e de grande nível de precisão.

A operação consiste na remoção do cristalino afetado e a introdução, em seu lugar, de uma lente intraocular artificial. É realizada com anestesia local e o paciente tem alta no mesmo dia. O pós-operatório exige cuidados, como qualquer outra intervenção cirúrgica.

CAUSAS

A catarata é provocada por um processo gradual de opacidade do cristalino, que é a lente natural do olho, responsável pelo alcance de formação da imagem. Ela é provocada pela idade e surge, normalmente, em indivíduos com mais de 50 anos. É a maior causa de baixa visão na terceira idade, mas pesquisadores já indicaram outros fatores de risco, como hereditariedade, diabetes, obesidade, hipertensão e consumo excessivo de tabaco e álcool.

SINTOMAS

Olhar através de um vidro sujo ou embaçado. Essa é a impressão que tem a pessoa que sofre de catarata. Com o passar do tempo, vai se perdendo a capacidade de leitura, de realização de algumas tarefas domésticas e do prazer de ver um filme bonito. Como o processo é gradual, as pessoas se acostumam à degradação da capacidade visual e adiam o tratamento. Mas, se não for tratada a tempo, a catarata pode causar a perda total da visão.

Redimensionar fonte
Alto Contraste

Marque sua consulta