Uma queda, uma pancada e até mesmo ciscos nos olhos podem ter como resultado problemas de visão em crianças. Eles podem demorar anos para surgir, mas podem ser resultados de alguma situação vivenciada ainda durante a infância.

Na prática de esportes ou durante brincadeiras, os pequenos podem estar sujeitos a algum tipo de contato com algum líquido, plantas ou produtos químicos e até mesmo à arranhões nos olhos e coceiras. Esses são alguns exemplos causadores de traumas ou lesões que podem ter como resultado problemas de visão em crianças.

Nesse artigo você vai conferir algumas dessas situações e como evitá-las.

Atenção para situações do dia a dia

A visão na infância permite que a criança descubra o mundo. É comum que ela não tenha limites para entender aquilo que pode fazer bem ou mal, seja um objeto pontiagudo, uma embalagem de produto de limpeza ou quinas de móveis.

Outro exemplo é durante a prática de esportes. O contato com outras crianças podem gerar algum tipo de acidente que machuque os olhos. Por exemplo, em jogos de basquete, futebol e até mesmo em paintball, é possível que aconteçam colisões ou, até mesmo, aquela famosa “bolada no olho”.

Essas situações podem ter como resultado um trauma ocular, que são acidentes de pequena ou grande gravidade e afetam um ou ambos os olhos. O resultado pode ser um arranhão na córnea ou até o desencadear de doenças, como a catarata precoce e o glaucoma, por exemplo (dependendo da gravidade).

É importante que os pais fiquem atentos, a qualquer sinal de contusão ou colisão com os olhos quando podem surgir problemas de visão em crianças. As consequências do trauma podem ser imediatas ou à longo prazo. Muitas vezes, as crianças omitem dos pais algum trauma que sofreram. Isso acontece pelo fato de não compreenderem os cuidados que devem tomar pelos riscos que correm. Quando isso acontece, a ida tardia ao oftalmologista pode agravar o problema.

A visão na infância e os problemas a longo prazo

A criança apresenta o globo ocular proporcionalmente pequeno. O crescimento dos olhos acontece na primeira infância. O Dr. Leonardo Tibúrcio, especialista em ceratocone do HOlhos, explica como funciona esse desenvolvimento. “Boa parte das crianças são hipermetropes, exatamente por ter o globo ocular menor do que deveriam ser”.

Até uma certa idade, o globo ocular atinge seu tamanho natural. Isso geralmente acontece na fase da adolescência até a idade adulta. Dr. Leonardo explica ainda que nessas fases, podem ser identificados alguns problemas visuais.

No período da infância, pré-adolescência e o que se segue, é muito importante que sejam feitos exames oftalmológicos periódicos. Nessas fases da vida, podem se desenvolver alterações estruturais oculares, especialmente na córnea, como o ceratocone. Os principais fatores de risco para o aparecimento do ceratocone são genéticos (predisposição genética) associado à fricção ocular, ou seja, o hábito de coçar e esfregar os olhos.

A prevenção é sempre o melhor remédio. Como você viu, o simples hábito de coçar os olhos, pode causar uma alteração na formação da córnea (a lente externa do nosso olho), levando ao seu afinamento, irregularidade e protusão. Estas alterações podem causar baixa de visão permanente e limitações para determinadas atividades.

Aqui, você confere uma lista de situações que podem causar a coceira nos olhos.

Por que nunca devemos coçar ou esfregar os olhos?

Mas afinal, qual a relação da coceira dos olhos durante a infância com o ceratocone? Coçar frequentemente os olhos e transformar isso em uma situação normal do dia a dia, contribui para um afinamento e abaulamento da córnea. A córnea fica menos resistente em uma determinada área e perde a sua forma regular, assumindo uma forma de cone.

Sim, o resultado de coçar os olhos durante toda a infância pode gerar problemas de visão com sérias consequências com o passar dos anos.

O cuidado começa na infância. Muitos problemas podem ser causados pela herança genética ou podem ser desenvolvidos ao longo da vida, sendo a prevenção o melhor caminho.

Lembre-se de cuidar da sua visão e da sua família, consulte um oftalmologista frequentemente. Conte com a equipe do HOlhos para esse cuidado! Entre em contato e agende a sua consulta.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!