A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundial e afeta quase 30% da população brasileira. Vários fatores são responsáveis pelo aumento de probabilidade de você ter o problema, como, por exemplo, condições genéticas.

O cristalino, parte do olho afetada, passará pelo envelhecimento natural obrigatoriamente. Mesmo assim, você pode tomar algumas atitudes durante a vida para diminuir os fatores de risco da catarata.

Nós, como profissionais da saúde, acreditamos que o acesso à informação é a melhor maneira de resolver o problema. Por isso, listamos aqui algumas dicas para ajudar você e sua família no cuidado com os olhos.

Antes, vamos entender um pouco sobre o que é a catarata e quais são seus sintomas.

O que é a catarata

A catarata é causada pelo acúmulo desordenado de proteínas no cristalino do olho, ou seja, é uma espécie de lente natural que nós temos. Esse acúmulo é comumente relacionado ao processo de envelhecimento, mas existem outros tipos, como a  catarata congênita.

Quem sofre da doença enxerga imagens embaçadas, como se estivesse observando o mundo por meio de um vidro sujo. Confira mais alguns sintomas:

  • Sensibilidade à luz: quem tem catarata costuma encontrar dificuldades para conviver com a luz intensa, especialmente do sol. Dirigir à noite também se torna um problema, por causa do brilho dos faróis.
  • Visão dupla: se, ao fechar um dos olhos,  você enxerga imagens duplas com o que ficou aberto, você pode estar experimentando um sintoma de catarata.
  • Cores gastas: a catarata ainda pode afetar sua visão das cores, que ficam mais desbotadas, puxadas para o marrom e o amarelo.
  • Segunda visão: outra característica de quem tem o problema: a segunda visão é um fenômeno no qual a pessoa experimenta melhora repentina para enxergar de perto, que logo desaparece, dando lugar à catarata avançada.

Agora você já sabe como identificar sinais da catarata. Mas, antes que isso aconteça, siga as dicas que listamos a seguir para manter a sua visão saudável.

Como você pode prevenir a catarata

Todos nós teremos o envelhecimento do cristalino uma hora ou outra. Isso é natural dos nossos olhos. Algumas pessoas ainda têm mais chances de adquirir o problema, seja por sua genética, seja por fatores de risco.

Entretanto, seguindo as medidas preventivas, podemos adiar naturalmente o problema ou ter perda de qualidade da visão apenas quando atingirmos a idade avançada. Para isso, siga estas dicas:

Diminua seus vícios

É sabido que o hábito do fumo é comprovadamente um agravante do câncer de pulmão. Mas você sabia que fumar também pode aumentar as chances de desenvolver a catarata?

Consumo de bebidas alcoólicas com frequência e em muitas quantidades também é um fator de risco. Por isso, se você quer se prevenir da catarata, procure evitar esses hábitos.

Mantenha o diabetes controlado

Quem sofre de diabetes tem mais chances de ter catarata. Por isso, mantenha a sua controlada, com visitas frequentes ao médico, seguindo as recomendações nutricionais e tomando os medicamentos prescritos.

Proteja seus olhos do sol

A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol.

O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso. Esses, além de proteger os olhos,  protegem sua pele.

Faça consultas oftalmológicas regularmente

Mesmo que você não tenha sentido grandes mudanças na sua visão, é importante ir ao médico oftalmologista regularmente. A catarata é uma doença silenciosa, que evolui aos poucos e por isso nem sempre é possível percebê-la de imediato.

Não deixe de informar ao médico especialista tudo sobre seu histórico familiar e os  hábitos diários, incluindo as suas atividades no trabalho. Assim, ele terá como realizar exames mais precisos e adequados ao seu caso.

Agora, se você identificou sintomas que indiquem a presença de catarata, saiba que o tratamento com cirurgia é bastante recomendado, além de ter resultados muito eficazes.

Confira abaixo algumas informações sobre isso.

Tratamento para catarata

A cirurgia de catarata é recomendada para quem sente alta queda na qualidade de vida, por estar com a visão comprometida. 

O procedimento consiste em substituir o cristalino enevoado por uma lente intraocular artificial transparente. Bastante efetiva e segura, a cirurgia de catarata requer poucos dias de recuperação. Se quiser saber mais sobre a cirurgia, não deixe de baixar o nosso e-book: Cirurgia de Catarata: Guia do procedimento e tira-dúvidas.

O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é referência mundial em cirurgia de catarata. Consulte seu médico especialista sobre a possibilidade de realizar o procedimento. Sua visão precisa ser bem cuidada! Entre em contato.

Não perca a estreia da série exclusiva sobre a Cirurgia de Catarata com o Dr. Ricardo Guimarães, médico oftalmologista, referência mundial na área, diretor do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e do LAPAN – Laboratório de Pesquisa Aplicada às Neurociências da Visão.

Inscreva-se agora no nosso canal e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Te esperamos lá!

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!