Os seus olhos podem dizer muito sobre você.  Além de expressar as suas reações e emoções, como dor física, alegrias ou cansaço, também podem revelar a passagem dos anos. 

Muitas vezes, mesmo com todos os cuidados e maquiagem, não é possível disfarçar aquela expressão permanente de cansaço, causada pelas olheiras e as bolsas abaixo dos olhos. O excesso de pele nas pálpebras, também podem resultar em um olhar com ares de desanimado, entristecido. Para tratar ou corrigir esses casos, existe uma especialidade da oftalmologia responsável pelo assunto: a plástica ocular. 

Tanto para as questões estéticas ou para tratar doenças, a plástica ocular é a especialidade responsável por cuidar das imperfeições na região dos olhos. Nesse artigo, você vai saber mais e tirar as principais dúvidas sobre o tema.

 

Cirurgia plástica nos olhos

Na oftalmologia há uma especialidade que cuida das pálpebras e dos tecidos em volta do olho, corrigindo imperfeições que atrapalham a visão e comprometem a expressão facial. A Cirurgia Plástica Ocular é frequente no consultório oftalmológico. 

Existem alguns casos em que o procedimento é necessário para a melhora no sistema visual. Por exemplo, pessoas que apresentam bolsas palpebrais, sinais de ptose (queda da pálpebra por causas musculares), pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele) e pterígio (quando uma membrana cresce sobre o olho em direção à pupila) demandam a correção plástica.

O procedimento também é indicado para quem tem bolsas de gordura na pálpebra ou para a remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas formadas pelo acúmulo de colesterol nas pálpebras). 

Dr. Leonardo Diniz, especialista em Plástica Ocular do HOlhos, explica sobre os procedimentos e quais são os mais procurados. “Os procedimentos perioculares são procurados por estética e por correção funcional. Entre as correções mais procuradas estão a Blefaroplastia (remoção do excesso de pele), correção de ptose, remoção de pequenos tumores palpebrais, exérese de pterígio e a aplicação de toxina botulínica” explica.

 

Botox® é alternativa nos procedimentos oftalmológicos

Uma outra alternativa para a correções na região dos olhos é a aplicação da toxina botulínica tipo A, Botox®. É bem provável que você já tenha ouvido falar no uso da toxina botulínica para melhoria da pele, especialmente no rosto.

A substância é aplicada no músculo, que é o responsável pela formação das rugas. Ela atua como um relaxante na região, permitindo que a pele fique mais “calma” e com o aspecto de rejuvenescida.

Mas não é só isso! O Botox® pode ser uma alternativa para tratar doenças como o estrabismo. Ele pode ser aplicado, bloqueando o neurotransmissor responsável por levar os sinais elétricos para os músculos, no caso, daquele que atua mais. Assim o músculo não recebe a mensagem e não realiza novas contrações.

Outra utilização oftalmológica é para tratar blefaroespasmos, que são contrações involuntárias dos músculos das pálpebras. 

Em todos os casos é importante atenção e é necessário que o procedimento seja realizado por um médico, que tenha conhecimento da anatomia da região. Sempre converse com o seu oftalmologista, ele será a melhor pessoa para indicar um cirurgião plástico ocular ou outro profissional. 

 

Quais os riscos da cirurgia plástica e da aplicação do Botox®?

Todo procedimento cirúrgico requer cuidados e procedimentos preventivos antes, durante e depois da intervenção para que os resultados e recuperação do paciente sejam bem sucedidos. Entre as recomendações gerais estão o repouso relativo, cuidados locais, uso de colírios e pomadas oftalmológicas. Cada procedimento requer um cuidado especial. Por exemplo, nas cirurgias plásticas, são recomendadas compressas geladas, e no Botox®  elas devem ser evitadas. Lembre-se de sempre consultar um médico. 


Dr. Leornado Dinz médico oftalmologista especialista em Plástica Ocular do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.

Dr. Leonardo destaca a importância da escolha de um bom profissional para realizar a Cirurgia Plástica Ocular o o Botox®  “O profissional, especializado no assunto, considera alguns parâmetros durante os procedimentos. É raro que algo aconteça com o globo ocular, pois normalmente trabalhamos mais nos anexos oculares. Mas é importante que ele siga esses parâmetros” explica.

Você vê necessidade de alguma correção ocular? No Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães você encontra uma equipe preparada para te orientar sobre solução mais indicado para o seu caso.  Quer saber mais? Marque sua consulta aqui

 

*As imagens deste conteúdo são meramente ilustrativas 

 

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!