Ter uma boa acuidade visual é muito importante para realizar diversas atividades do dia a dia. A função visual é fundamental na hora de ler um livro, utilizar o celular, assistir televisão e também para dirigir. Manter os seus olhos saudáveis, é um fator importante para a hora de tirar ou renovar a sua CNH.

Um dos exames mais importantes para a emissão ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o da função visual. Uma boa acuidade visual – enxergar com nitidez, ter um bom campo visual, e até enxergar bem cores distintas –  é essencial para o sucesso do teste.

Os erros de refração podem interferir de forma decisiva no resultado dos exames para a CNH. Preparamos este post para que você possa reconhecer e saber como tratar um problema visual comum na população: os erros de refração.

A importância do sistema visual na hora de dirigir

Quando você dirige (ou pilota) é importante estar atento a tudo que acontece ao seu redor. O bom funcionamento do seu sistema visual é fundamental para que isso ocorra. Isso será avaliado no exame para tirar ou renovar a sua carteira.

Se você não consegue enxergar com nitidez, tanto o que está longe quanto o que está perto, você certamente terá dificuldades para dirigir. Podendo correr o risco de se envolver em acidentes.

Você costuma apertar os olhos para ler? Sente desconforto em locais muito claros? Não enxerga com facilidade as legendas de filmes na TV ou sente dores de cabeça ao final do dia? Você precisa fazer um exame oftalmológico.

A importância de tratar os erros de refração

Cerca de 80% da nossa relação com o mundo que nos cerca é feita através da visão. O exame oftalmológico periódico permite a prevenção, o diagnóstico e, quando necessário, o tratamento de inúmeros problemas dos olhos e da função visual. Que podem impactar não apenas a obtenção ou renovação da carteira de motorista mas todas outras atividades do seu dia a dia.

Os erros de refração são causas importantes de dificuldade de visão e um dos principais motivos de reprovação no exame para obtenção ou renovação da CNH. O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Existem diversas formas de correção dos erros de refração, como o uso de óculos e lentes de contato. Uma das formas de tratamento é a cirurgia refrativa. Realizada com o uso de laser, proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida.

Cirurgia refrativa a laser como tratamento

A cirurgia refrativa é um procedimento que remodela a córnea e corrige os erros de refração como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Com ela é possível melhorar a qualidade de visão e eliminar ou reduzir a necessidade do uso de óculos ou de lentes de contato.

Dentre as aplicações mais recorrentes da tecnologia a laser, estão as cirurgias refrativas e a cirurgia de catarata. Existem diversas técnicas de cirurgias refrativas. As mais comuns utilizam equipamentos a laser para modelar a córnea, corrigindo os erros de refração. São elas: SMILE, FemtoLASIK e PRK.

Existem atualmente dois tipos de laser de alta precisão para a correção refrativa. O Excimer Laser, utilizado desde o final da década de 80 através das técnicas LASIK e PRK. E o laser Femtosegundo utilizado em todo o mundo há cerca de sete anos, isoladamente através da técnica SMILE ou associado ao Excimer laser através da técnica FEMTOLASIK.

A técnica SMILE merece destaque por ser a mais avançada. Ela também proporciona ainda mais segurança para a realização das cirurgias refrativas. O procedimento é feito com o laser Femtosegundo e com a tecnologia VisuMax®  exclusiva da fabricante Zeiss.

Em quase todas as técnicas de cirurgia refrativa o retorno às atividades de rotina já é possível no dia seguinte à cirurgia. As restrições e cuidados são muito simples. Dr. Raul Damásio, médico oftalmologista, especialista em cirurgia refrativa do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães conta, sobre a recuperação dos pacientes e em quanto tempo a pessoa pode voltar a suas atividades, como dirigir, após a cirurgia.

“O tempo de recuperação da acuidade visual após a cirurgia pode variar bastante de um paciente para o outro, entretanto é extremamente frequente que a pessoa consiga fazer as suas atividades de rotina no dia seguinte à cirurgia. Os cuidados no período de cicatrização dos olhos são muito simples apesar de serem muito importantes para que tenhamos um ótimo resultado final” explica.

O HOlhos, em Belo Horizonte, é o único centro cirúrgico do estado equipado com tecnologia para aplicação das três técnicas cirúrgicas a laser. Quer saber mais sobre cirurgia refrativa? Confira aqui um conteúdo sobre o assunto

Atualização da CNH após realização da cirurgia refrativa

Caso você tenha algum problema visual e seja apontado durante o exame oftalmológico, na sua CNH constará com uma observação de que você precisa fazer o uso de óculos ou lentes de contato sempre que estiver dirigindo.

Se em sua carteira constar essa observação e você realizar a cirurgia de correção, é importante saber que você pode e deve atualizar as suas informações da CNH.  

Após a cirurgia, você deve entrar em contato com o Detran do seu município para que ele realize a exclusão dessa observação. Assim, você pode dirigir livre de lentes de contato ou óculos.

Ficou interessado em saber mais informações sobre os erros de refração e como corrigi-los? Saiba mais nesse post.

Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

Qualquer dúvida, entre em contato pelos seguintes canais:

  • Telefone: (31) 3289-2000
  • WhatsApp: (31) 9 9821-9992
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!