.

Faltando poucos dias para o carnaval, o clima de festa já começa a tomar as ruas e as avenidas de todo o país. Sim, é tempo de pensar em se divertir e de fazer aquela produção caprichada.

A pintura para a valorização dos olhos sempre tem papel fundamental na composição da fantasia de homens, mulheres e até de crianças.

Tomar alguns cuidados básicos com os produtos que utilizamos na nossa maquiagem para o carnaval pode fazer toda a diferença e evitar transtornos que podem prejudicar a visão e acabar com a festa. São medidas simples que ajudam a garantir que nada estrague a folia.


Cuidados básicos com a maquiagem para o carnaval

Fique atento as dicas abaixo para não prejudicar os olhos e se destacar com a fantasia:


Glitter e purpurina

Bastante usados nos últimos carnavais, o glitter e a purpurina são os queridinhos e realmente deixam qualquer produção com ares de festa. No entanto, quando aplicados próximo aos olhos, podem causar arranhões na córnea e ser a porta de entrada para vírus e bactérias. Elas podem causar desde uma irritação ocular até problemas mais sérios, como uma úlcera na córnea.

Para não correr riscos, o ideal é evitar usar esses produtos na região dos olhos. Você pode aplicá-los em outras partes do corpo, como nos ombros e nas pernas.


Rímel

A fim de evitar que o uso do produto traga problemas para a saúde dos olhos, é importante tomar alguns cuidados:

  • Evite o rímel à prova d’água, que é mais difícil de remover.
  • Na hora de aplicar, tenha cuidado para que não entre nos olhos.
  • Escolha um produto à base de água e hipoalergênico.
  • Lave o aplicador com frequência e troque a cada três meses para evitar riscos de contaminação.


Sombra e lápis

Na hora de fazer a maquiagem, é comum caprichar especialmente no uso desses dois itens, mas não exagere. Em excesso, além do risco de caírem no olho e causarem irritação, esses podem obstruir as glândulas lacrimais, ocasionando um problema chamado de síndrome do olho seco, que prejudica a lubrificação da área.

Quando for remover a maquiagem, use sempre um demaquilante específico para a região dos olhos. Retire a primeira camada com um algodão embebido no produto e use um cotonete para eventuais resíduos. Só depois lave o rosto com o sabonete de sua preferência. Assim, você evita que a maquiagem se misture com a água e caia no olho, causando irritação.


Cílios postiços

Outro item bem comum na maquiagem para carnaval, os cílios postiços também precisam de cuidados para não comprometer a saúde dos olhos.

Higienize bem as mãos antes de colocar os cílios. Tenha cuidado para que a cola não entre em contato com os olhos na hora da aplicação. Para evitar o risco de contaminação por bactérias, não recoloque cílios já utilizados.

Depois da folia, use um demaquilante específico para a região. Assim, você remove toda a cola. E não se esqueça de lavar o rosto com bastante água.


Tinta para a pele

Pinturas faciais são divertidas e agregam um brilho todo especial para a sua maquiagem carnavalesca. Com elas, dá para ser o que você quiser: seu animal preferido, um personagem de desenho animado e vários outros papéis. Para que nada estrague a sua folia, utilize somente tintas antialérgicas ou à base de água, produzidas especialmente para serem usadas sobre a pele.

Fique longe daquelas que contêm em sua formulação metais pesados, como chumbo e cádmio, que são tóxicos. Cheque ainda se elas não possuem corantes do tipo AZO, que podem ser cancerígenos. Outro cuidado: na hora de aplicar, não aproxime o produto da região dos olhos.


Lentes de contato coloridas

Se você optar pelas lentes coloridas para trazer uma cor extra na maquiagem, cuidado.

Como as lentes de grau, as lentes de contato coloridas devem ser prescritas por um oftalmologista de sua confiança, já que o pigmento utilizado para dar cor pode provocar lesão ocular.

A fim de evitar problemas, que vão desde uma simples intolerância até uma lesão na córnea, nunca use lentes de contato além do tempo recomendado pelo médico e siga fielmente as instruções de higienização. Muito importante: sempre tire as lentes antes de dormir.


Espuma de carnaval

Bastante comuns tanto nas festas de rua quanto nos bailes de carnaval, as espumas em spray garantem a diversão dos foliões. No entanto, se mal utilizadas, podem causar irritação, alergia e até mesmo lesão mais séria na córnea.

A fim de manter o astral lá em cima e não acabar com a sua diversão mais cedo, evite qualquer contato do produto com os seus olhos e, quando estiver se divertindo, nunca dirija o jato de espuma para a região do rosto de ninguém. Brincar com segurança é, sem dúvida, a melhor escolha!


A maquiagem ou a espuma caiu nos meus olhos, e agora?

Mesmo tomando todos os cuidados, imprevistos podem acontecer. Caso algum desses produtos entre em contato direto com os olhos, lave imediatamente a região com água corrente ou soro fisiológico até remover totalmente qualquer resíduo. Nunca esfregue a região com as mãos. Se estiver em um evento de rua, você pode procurar atendimento em dos postos de primeiros socorros.

Lembre-se, sempre lave as mãos ante de tocar os olhos.

Se uma hora após lavar os olhos, você ainda sentir ardor, coceira, visão turva ou vermelhidão, é importante consultar um oftalmologista para descartar qualquer problema mais sério.


Cuidado com o uso indiscriminado de colírios

Além de boas recordações e algum cansaço, o carnaval deixou você com os olhos vermelhos? Nesse caso, não tente resolver o problema usando aquele colírio que seu colega de viagem disse que é ótimo para quem está dormindo pouco.

Apesar de parecerem inofensivos, os colírios são medicamentos e não devem ser usados sem prescrição médica. Por isso, não caia na tentação da automedicação e consulte sempre um oftalmologista. Ele poderá indicar o tratamento mais adequado para você.

Maquiagem dos pequenos

Também é uma boa ideia deixar as pinturas para as crianças maiores de três anos. Antes dessa idade, além do risco de a alergia ser maior, o hábito de esfregar o rosto é mais frequente. O que aumentam as chances de que partículas caiam nos olhos.

Agora que você já conferiu as nossas recomendações e sabe como proteger os olhos na hora de fazer a sua maquiagem para essa grande festa popular, desejamos muita disposição para sair nos blocos e curtir a folia! Se você tiver dúvidas ou precisar de orientação especializada, marque uma consulta com um de nossos especialistas.

Aproveite o feriado e bom carnaval!

Qualquer dor ou irritação nos olhos, entre em contato com um oftalmologista!

📞Tel: (31) 3289-2000⠀
📱WhatsApp: (31) 99821-9992
💻 Site: www.holhos.com.br (agendamento online)
Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!