hipertensão-olhos

A hipertensão, mais conhecida como “pressão alta”, é uma doença que atinge um a cada quatro adultos em todo o Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O aumento da pressão arterial pode causar diversas doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto. O que pouca gente sabe é que a hipertensão pode afetar também a visão. 

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a ligação da pressão alta com a saúde dos seus olhos e sobre a importância de se levar uma vida saudável. 

O que é a hipertensão e como ela afeta os seus olhos? 

A hipertensão é uma doença crônica que tem como característica o alto nível da pressão sanguínea nas artérias. Por causa da pressão alta, o coração exerce um esforço maior que o normal para bombear corretamente o sangue pelo corpo. Fazendo tanto esforço, podem haver consequências, como o aumento de chances de desenvolvimento de doenças como o AVC e o infarto. 

No Brasil, 34 pessoas morrem, por hora, devido a complicações da hipertensão. Em 90% dos casos a doença é herdada dos pais. Nos outros casos, acontecem por hábitos do dia a dia, que não são nada saudáveis. Como, consumo elevado de sal, cigarros e obesidade. 

É muito importante que todas as pessoas saibam dos impactos da pressão alta na visão. 

Quando a pressão arterial está muito alta, os vasos dos olhos podem sofrer consequências. Entre os problemas, está a Retinopatia Hipertensiva. A doença, afeta a retina, parte dos olhos responsável por “formar” a nossa visão. Se não tratada, a doença pode causar a perda da visão. 

O que você precisa saber sobre a retinopatia hipertensiva 

Como já falamos, a Retinopatia Hipertensiva acontece na retina, devido ao aumento da pressão arterial. Isso acontece porque, com o aumento da pressão, os vasos da retina tem um aumento expressivo, ficando sinuosos. Isso atrapalha o fluxo de sangue na região, o que gera uma atrofia da vascularização da área. 

Mas também é importante lembrar que existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Entre eles, fatores de hereditariedade em casos de hipertensão ou outras doenças, como o diabetes.

Dra. Juliana Guimarães, médica oftalmologista, especialista em retina do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, explica sobre o que acontece na retina e outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença. 

A Retinopatia Hipertensiva pode ser silenciosa. Em muitos casos, os pacientes não apresentam nenhum sintoma, exceto quando já estão em um grau avançado. Mas é comum que os pacientes desenvolvam alguns sintomas, como:

  1. Visão embaçada;
  2. Sensibilidade à luz;
  3. Perda de visão central ou periférica;
  4. Dores de cabeça frequentes. 

Como é o diagnóstico da Retinopatia Hipertensiva 

Geralmente, o diagnóstico acontece durante consultas de rotina no oftalmologista. Ele é feito a partir do Exame de Fundo de Olho ou através do exame que realiza um mapeamento da retina. Nesse exame é possível identificar alterações na área da retina. 

Após o diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento: controlar a pressão arterial. Muitas das alterações voltam ao normal com o tempo, desde que a pressão esteja controlada. Mas é muito importante manter um controle regular com o oftalmologista para avaliar o caso. 

O paciente  que for diagnosticado com a Retinopatia Hipertensiva, deve também manter uma rotina com hábitos saudáveis. Evitar cigarros, comidas gordurosas, excesso de sal e praticar atividades físicas são boas dicas para manter a pressão arterial controlada. 

Lembre-se: para evitar e prevenir riscos da perda da visão, quanto antes o for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor. 

Se você tem Hipertensão arterial, consulte regularmente um oftalmologista. Faça os exames de rotina, pois eles podem identificar a Retinopatia Hipertensiva de forma precoce, o que auxilia no controle. 

No HOlhos você conta com uma equipe de especialistas em Retina, sempre prontos para te atender, avaliar e indicar os melhores tratamentos. Conte com a nossa equipe para cuidar da sua visão e da sua família. Agende consultas e exames no mesmo dia pelo HOlhos Hoje. Você também pode falar com a nossa equipe de atendimento pelo Whats 31 9.9972-2000.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Tratamentos
    5 motivos para você fazer cirurgia refrativa durante o isolamento social
    Na busca pela independência, a cirurgia refrativa é uma excelente opção. Nesse artigo, conheça 5 motivos para fazer a cirurgia refrativa durante o isolamento social. 
    saiba mais
  • CuidadosTratamentos
    Qual a diferença entre ceratocone e astigmatismo?
    Astigmatismo e ceratocone: entenda quais são os sintomas de cada doença, tratamento e o que elas podem ter em comum.   
    saiba mais
  • Cuidados
    Cuidados com os olhos para prevenir o Coronavírus
    Neste artigo, falamos das medidas de higiene e limpeza que você pode adotar para manter os cuidados com os olhos e protegidos de vírus como o COVID-19.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!