Alguns diagnósticos e palavras assustam muitas pessoas quando são ditos em um consultório médico. Na oftalmologia, o glaucoma é um deles. No mês de prevenção e combate às diversas causas da cegueira, vamos conhecer uma das opções de tratamento da doença.  

A doença causada pelo aumento da pressão intraocular, requer atenção, pois além de ser silenciosa, sua progressão pode levar a perda gradativa do campo visual e, nos estágios mais avançados, causar cegueira completa e irreversível. Além do diagnóstico precoce, é importante compreender qual a melhor opção para tratar o glaucoma, já que sabemos que ele precisa ser detectado e controlado precocemente, para evitar que evolua para a perda da visão.

O glaucoma e o seu tratamento

O glaucoma não tem cura, mas ele precisa e deve ser tratado. É preciso reduzir a pressão intraocular, buscando estabelecer um nível mais seguro da pressão, evitando que ela avance e prejudique a sua visão.

Uso de colírios e medicamentos  para tratar o glaucoma

O tratamento mais usual é o uso de colírios que atuam na redução ou estabilização da pressão intraocular. Em alguns casos eles podem ser combinados com o uso de medicamentos de via oral.

Embora seja o tratamento inicial e mais utilizado, o uso de colírios para tratar o glaucoma pode não ser tão eficaz principalmente pela aderência ao tratamento. Muitos pacientes se esquecem do uso regular do colírios. Em muitos casos não aplicam da forma adequada e até mesmo se esquecem do uso, o que pode causar a ineficácia do tratamento, levando a progressão do glaucoma.

Tratamento do glaucoma com o uso de laser

Outra forma de tratamento é a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT). O procedimento busca drenar o humor aquoso, reduzindo a pressão intraocular através de uma mudança biológica e química realizada pela aplicação de laser.

Uma das revistas científicas mais prestigiadas no mundo, The Lancet, publicou recentemente um estudo sobre a SLT. Ela foi apresentada como o tratamento de primeira linha para pacientes com glaucoma e hipertensão ocular.

O tratamento com SLT

A SLT é indicada para paciente com glaucoma de ângulo aberto. A indicação do tratamento deverá ser feita pelo médico oftalmologista especialista em glaucoma, que deve classificar o caso do paciente.

A SLT reduz a pressão intraocular sem que o paciente tenha que usar colírios diariamente, permitindo uma grande melhora na qualidade de vida.

O tratamento a laser reduz a pressão ocular na maioria dos pacientes, mas o tempo que a pressão permanece baixa depende de alguns  fatores, como: idade do paciente, o tipo de glaucoma e outras condições médicas que podem estar presentes.

Quando comparada com colírios, a SLT é considerada segura e com menos efeitos colaterais a longo prazo. Além disso, apresenta um excelente custo benefício, já que o tratamento com colírios a longo prazo podem resultar em um gasto maior do que o tratamento SLT.

Outro ponto importante nesse tratamento é que, o tipo de laser utilizado emite uma quantidade menor de energia durante a aplicação, o que permite melhor cicatrização  e uma recuperação mais rápida e confortável, estimulando uma resposta natural de cura no olho.

O SLT é um tratamento definitivo?

O efeito da SLT geralmente dura de 1 a 5 anos. Ela reduz a pressão intra-ocular por volta de 30% quando usada como terapia inicial. É comparável a primeira classe de medicamentos chamada de análogos de prostaglandina.

Dr. Rubens Grochowski, médico especialista em Glaucoma do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, explica que o SLT é um forma relevante e eficiente de tratar o problema. Mas, o médico alerta a importância de que as pessoas compreendam que o tratamento controla o glaucoma, mas não cura.

É importante que o paciente compreenda o procedimento, geralmente os resultados pode surgir entre 1 a 3 meses após a realização. Existe uma chance de 5% de elevação da pressão intraocular no pós imediato, que pode ser controlada com uso de colírios.

O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é pioneiro e referência mundial no tratamento do Glaucoma com SLT. Se você tem interesse em saber mais sobre o tratamento, entre em contato conosco.  

Lembre-se: a melhor forma de cuidar da sua saúde da sua visão é a prevenção. Se preferir, marque uma consulta com um de nossos especialistas.  

 

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!