Manter o cuidado com os olhos não deve ser algo que requer atenção apenas em meses específicos. É importante manter o cuidado em qualquer época do ano, estação ou lugar no mundo. Durante os meses de junho e julho, não tem quem resista as boas e tradicionais festas juninas, que exigem uma atenção ainda mais especial.

Os quitutes, as bebidas, a música e a tradicional fogueira colorem as festas e levam muito charme. Mas afinal, como uma festa tão carismática pode exigir cuidado com os olhos

O que você precisa saber para proteger os seus olhos?

Brincadeiras, fantasias, fogueiras e fogos de artifício podem ser marcas registradas da festa, mas o cuidado com olhos deve começar até mesmo durante a organização de uma festa junina. 

É comum que muitos pedaços de madeira sejam utilizados na decoração ou para preparar uma fogueira. É importante que, desde o início, você tome cuidado, principalmente com crianças, para que nenhuma farpa caia nos olhos. 

Lembre-se: toda vez que algum fragmento de madeira ou de qualquer outro material, atingir os olhos, procure atendimento médico. Apenas com exames e com uma avaliação profissional você poderá avaliar  a gravidade e a melhor forma de tratamento.

Outro assunto, muito recorrente nas festas juninas, são as fogueiras. Dra. Juliana Guimarães, médica oftalmologista, especialista em retina do HOlhos, explica também que não devemos olhar diretamente para as chamas.

“A retina é a parte do olho que transforma a luz em sinal pro cérebro. Se olharmos por muito tempo para uma fonte emissora de luz intensa como uma fogueira, ou mesmo para o sol, pode danificar a mácula, a parte central da retina que nos permite ver detalhes com nitidez. Esse é um problema sério pois algumas pessoas podem não se recuperar completamente”.

Irritação e alergia também podem estar relacionadas a proximidade das chamas da fogueira. Algumas pessoas podem ter alergia aos componentes que ficam no ar, emitidos pelas fogueiras. Dra. Juliana reforça os cuidados nessas situações, “lavar os olhos, pingar algumas gotas de colírio lubrificante e se afastar para um local mais arejado”. 

Cuidado com os olhos na hora da diversão

Durante as danças e brincadeiras comuns das festas juninas, é preciso atenção para possíveis acidentes. Como muitas pessoas costumam ficar reunidas em um mesmo lugar, podem acontecer pequenos acidentes como cotoveladas e joelhadas (que podem atingir os olhos).

Os traumas oculares precisam ser avaliados em casos de perda de visão, se surgirem manchas pretas, vermelhas ou flashes de luz. E lembre-se: nunca pressione ou coce os olhos.

Fogos de artifício e bombinhas também precisam de atenção! Os fragmentos liberados durante as explosões, quando atingem o globo ocular, podem causar perfurações ou transtornos que podem comprometer a visão.

Em casos em que a pólvora entre em contato com os olhos, é recomendado que você lave abundantemente a região com água corrente ou soro fisiológico sem esfregar. Não utilize colírio ou pomada sem consultar um médico.

Maquiagem está liberada! Mas mantenha o cuidado!

E não se esqueça de proteger também os seus olhos das maquiagens que tornam a festa ainda mais típica! Além da proteção pelo cuidado dermatológico, o cuidado com os olhos também é essencial.

Proteger a pele com um produto hidratante antes de aplicar a maquiagem é essencial. No caso das crianças, procure produtos com menos compostos químicos e evite aplicar na região dos olhos.

Confira aqui alguns cuidados básicos com maquiagem, que é aplicado na região dos olhos. 

E ao término da festa, não se esqueça! Utilize demaquilantes cremosos que sejam hipoalergênicos e livres de álcool na composição. A água micelar também é uma boa opção, principalmente para as crianças.

E não podemos nos esquecer que em julho também temos as férias escolares. Quem está planejando viajar para locais com temperaturas mais baixas, com estações de esqui, por exemplo, deve saber que a neve reflete o sol de maneira muito intensa, podendo causar queimaduras e inflamações oculares ou até a cegueira da neve. Quer saber mais? Confira aqui.  

Conte com a nossa equipe médica e infraestrutura moderna e equipada para cuidar da sua saúde visual e da sua família. Se você tiver dúvidas ou necessitar de orientação especializada, marque uma consulta com um de nossos especialistas.

 

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!