Ombros e abdômen jogados para a frente, uma curva arredondada nas costas, um corpo que não está reto. Manter uma boa postura não é apenas se preocupar com as temidas dores nas costas, é também entender  que ela pode ter relação com o seu sistema visual.

Distúrbios do processamento visual, como a Síndrome de Irlen (SI), podem dificultar o uso pleno da visão por serem caracterizados por um conjunto de sintomas – conheça aqui – entre eles: dificuldades no desempenho da coordenação motora, estabilidade postural e equilíbrio.

Para entender a relação da postura com a visão, observe o seu corpo enquanto lê esse texto. Você está mantendo a postura em equilíbrio. Os seus músculos, seus ossos e outros sistemas atuam para que ocorra a estabilidade postural. E o que pode acontecer se você não mantém o equilíbrio?

A estabilidade postural e o sistema visual na Síndrome de Irlen (SI)

Se a sua cabeça não fica parada, como os seus olhos podem saber o que precisam para olhar determinada letra? Essa falta de controle prejudica atividades como a leitura, porque existe uma vibração ocular que causa sobrecarga na visão que faz mal para a saúde.

No caso dos pacientes com SI, os desafios são ainda maiores. Isso porque, frequentemente, apresentam queixas de dificuldades em manter o equilíbrio do corpo e costumam também apresentar uma postura incorreta.

Para entender a relação da postura com o sistema visual, a fisioterapeuta Profª Drª Cláudia Diniz, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (LAPAN), ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou uma pesquisa de doutorado sobre o assunto.

Entendendo os sintomas

Grande parte dos pacientes de SI que chegam ao consultório médico, apresentam uma postura incorreta. Exatamente com as características que citamos no início desse texto. Geralmente, é como se algo estivesse empurrando-os permanentemente para baixo.

Existem também diversas queixas de cansaço, chegando ao ponto de fadiga extrema e dores: na cabeça, do pescoço aos ombros, torcicolos repetidos, na parte superior das costas e até na barriga.

Na pesquisa, Drª Cláudia registrou os movimentos realizados por esses pacientes com SI para explicar mais sobre o que acontece com a postura e as consequências.

Entenda a pesquisa

Drª Cláudia explica que o interesse por analisar especialmente a estabilidade da cabeça surgiu após a observação de que as pessoas que têm SI movimentavam mais a cabeça, principalmente quando a cabeça deveria estar parada.

Essa falta de controle sobre os movimentos da cabeça é uma fonte potencial de prejuízo para a visão e para a leitura, algo também comum nos pacientes de SI.

Conclusão da pesquisa

A pesquisa concluiu que existe uma dificuldade para manter a estabilidade não apenas da cabeça, mas de todo o corpo. Esses movimentos e oscilações causam prejuízos na saúde. Em grande parte, estão ligados a sintomas que as pessoas sentem, como o cansaço e as dores.

“Manter a estabilidade postural para eles é muito mais difícil. Tais movimentos deixam essas pessoas exaustas. Então, quando eles dizem que estão exaustos, sentindo dores, eles realmente estão!”, explica Drª Cláudia.

Durante a análise, ficou confirmado que existe uma grande dependência do corpo humano com a visão para manter a estabilidade. Com exames de posturografia digital, Dra. Cláudia concluiu que é mais difícil manter o equilíbrio quando permanecemos de olhos fechados ou estamos em ambientes com pouca iluminação.

Conhecimentos compartilhados para identificar a Síndrome de Irlen

A Fundação H.Olhos e o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (LAPAN) desenvolvem um trabalho de capacitação voltado para profissionais da saúde e educação. O curso DARV – Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão, tem duração de quatro dias e, em sua 35ª edição, já formou cerca de 6 mil profissionais de todos os estados do Brasil.

Os conhecimentos compartilhados no curso DARV permitem identificar, a partir da aplicação do Método Irlen, os distúrbios visuais causados pelo Estresse Visual. A 35ª edição do curso acontece no dia .

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!