A cor dos olhos e do cabelo, o sorriso e o timbre da voz são características que você pode herdar dos seus pais biológicos. Características genéticas, 50% vindas da sua mãe e 50% vindas do seu pai. Elas tornam você uma pessoa única e estão armazenadas no seu DNA. 

Mas, além das características que revelam a semelhança física entre pais e filhos, outras heranças podem ser passadas geneticamente. Entre elas, podem ser transmitidas doenças, como por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes, etc.

Mas você sabia que quando falamos do sistema visual essa lista pode ser ainda maior? Não apenas a cor dos nossos olhos pode ser transmitida geneticamente. Ficou curioso? Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre alguns problemas dos olhos e da visão que são transmitidos pela genética.

 

Quais problemas de visão podem ser hereditários?

Glaucoma: alta prevalência entre familiares

Se você tem algum irmão, primo, tio, mãe, pai ou avô com glaucoma, você também tem mais chances de ter o mesmo problema durante a sua vida. Por isso, lembre-se de informar ao médico oftalmologista se alguém na sua família tem glaucoma

É muito importante, também, que você oriente os seus familiares que não apresentam glaucoma sobre estes riscos e a necessidade de realizar uma avaliação oftalmológica periodicamente. 

Erros de refração

Geralmente, filhos de pais que têm miopia, hipermetropia e astigmatismo, tem uma chance maior de desenvolver esses problemas. Estes distúrbios oculares também são transmitidos geneticamente.

Não obrigatoriamente eles terão, mas o risco deles desenvolverem a doença é maior, do que filhos de pais que não têm o erro de refração. 

Dr. Raul Damásio, médico oftalmologista, especialista em cirurgia refrativa, do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, explica a relação da visão com as doenças hereditárias.

“Os erros de refração, miopia, hipermetropia e astigmatismo, são decorrentes da combinação entre fatores genéticos e ambientais. Filhos de pais míopes, por exemplo, apresentam uma chance significativa de terem miopia, mas não serão, obrigatoriamente, míopes também” explica. 

Além disso, os fatores ambientais devem ser avaliados. Eles podem contribuir com o aparecimento e evolução de alguns erros de refração. 

Por exemplo, no caso da miopia, você faz um esforço maior para enxergar aquilo que está perto. É o que acontece quando você utiliza um computador ou o smartphone. Esse esforço pode ser uma das causas da “epidemia” de miopia que vem acontecendo em todo o mundo.

Dr. Raul explica também que alguns estudos, apontam que a prática de atividades ao ar livre, em ambientes com iluminação natural, podem diminuir as chances de desenvolver miopia

Cirurgia refrativa a laser para correção de grau

A cirurgia refrativa é um procedimento que remodela a córnea, com o objetivo de corrigir os erros de refração, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. O que se busca é uma melhora da qualidade da vida das pessoas. Através da eliminação ou redução da dependência do uso de óculos ou lentes de contato.

Existem diversas técnicas cirúrgicas disponíveis atualmente como SMILE VisuMax®, FemtoLASIK, LASIK e PRK. 

A técnica SMILE VisuMax®  é a mais avançada e proporciona ainda mais segurança para a realização da correção de miopia e astigmatismo. Para os casos de miopia a técnica é capaz de corrigir até 10 graus. O procedimento é realizado com o equipamento VisuMax® da fabricante ZEISS, que utiliza tecnologia de última geração através do laser de Femtosegundo.

Quer saber mais sobre os erros de refração e como tratá-las? Confira o nosso artigo sobre o desenvolvimento e o auxílio das tecnologias nesse tratamento.

Está com alguma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos te ajudar.

Leia também

  • Cuidados
    ATIVIDADE FÍSICA E CONSULTA PERIÓDICA PARA PREVENIR DOENÇAS OCULARES
    A recomendação médica é sempre buscar manter a prática de atividade física, afinal, o exercício é considerado importante, por ser benéfico, inclusive, para a qualidade da visão.
    saiba mais
  • Cuidados
    DOENÇA OCULAR RARA, NEUROPATIA ÓPTICA HEREDITÁRIA DE LEBER, PODE PROVOCAR CEGUEIRA
    As campanhas sobre as doenças raras, evidenciam algumas condições que provocam efeitos significativos em qualquer pessoa. A neuropatia é bastante desconhecida e é uma delas.
    saiba mais
  • Cuidados
    Visão crítica para enxergar longe
    Ter amplitude de visão é um valor tangível que tem seus paralelos e interseções para que tanto a ciência, a medicina e a arte possam ir muito além da mera funcionalidade ou visão estética.
    saiba mais

Quer receber mais conteúdo? Assine!

Marque sua consulta!